Menu

IGREJA DA COMUNIDADE METROPOLITANA NOS EUA ENTRA COM PROCESSO JUDICIAL CONTRA O DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA INTERNA DEVIDO À POLÍTICA DE "LOCAIS SENSÍVEIS"
julho 29, 2025
_capa reportagem (ICM DO BRASIL) igreja inclusiva (26)

A denominação global de Igrejas da Comunidade Metropolitana (MCC) se juntou hoje a mais de meia dúzia de outras organizações religiosas em uma ação judicial contra o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) e a Secretária do DHS, Kristi Noem, pedindo aos tribunais federais que intervenham contra a nova política do DHS em relação a “locais sensíveis”.

Por muitos anos, a política federal limitou a fiscalização de violações de imigração em locais como escolas, hospitais e igrejas. No inverno passado, o Departamento de Segurança Interna (DHS) alterou sua política, permitindo que agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) e outras autoridades policiais interrompessem cultos religiosos e invadissem a santidade de espaços religiosos.

Alegações da MCC:

“Pessoas em todo o país, independentemente de seu status imigratório, temem, com razão, frequentar locais de culto”, diz a denúncia, em parte. “As igrejas têm visto tanto a frequência quanto as doações financeiras despencarem. Congregações passaram à clandestinidade para proteger seus paroquianos, evitando as reuniões presenciais que são centrais para sua fé. Batismos que antes seriam ocasiões para culto e celebração comunitária agora estão sendo realizados em privado. As igrejas silenciosamente pararam de anunciar cultos em outros idiomas além do inglês.”

Os autores pedem ao Tribunal que declare a atual política do DHS inconstitucional e a anule. O processo também exige um julgamento por júri para analisar todas as queixas.

“Este processo não visa fornecer ‘santuário’ a criminosos que buscam evitar a prisão”, disse a Revda. Bispa Cecilia Eggleston, moderadora global da ICM. “Devemos agir para proteger a integridade dos espaços sagrados e a ‘liberdade religiosa’ na qual a extrema direita se apoia com tanta frequência. Nenhum governo deve tomar medidas que desencorajem ou proíbam a liberdade de reunião para o culto e a observância de ritos religiosos e tradições de fé profundamente arraigadas. Oramos – tanto no contexto espiritual quanto no jurídico – para que os Tribunais Federais dos EUA atuem para restaurar a segurança e a sanidade, anulando essa política injusta.”

Compartilhe:

Categorias:

Tags:

Veja mais:

IGREJA DA COMUNIDADE METROPOLITANA NOS EUA ENTRA COM PROCESSO JUDICIAL CONTRA O DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA INTERNA DEVIDO À POLÍTICA DE "LOCAIS SENSÍVEIS"
Conheça o Projeto Manancial: Uma Extensão Virtual de Fé e Acolhimento
Você sabia que existe a Medalha Troy Perry do Orgulho?