Compartilhar
WhatsApp
Twittar
Email
0 Compart.

Não se conforme ... se transforme!

Tema das Igrejas da Comunidade Metropolitana do Brasil para 2022

Paulo Freire é um grande herói para mim e para muitas brasileiras e brasileiros. Nascido na pobreza em 1921, no Recife, ele cresceu percebendo que a opressão do governo criou uma cultura de analfabetismo e não compreensão de sua situação econômica. Basicamente, eles não percebiam que eram pobres e oprimidos, pois não tinham conhecimento de qualquer outra forma de vida. Eles tiveram a educação negada pela pobreza e não tinham conhecimento suficiente para questionar a realidade em que estavam vivendo. Eles eram silenciosos e incapazes de refletir criticamente sobre o mundo ao seu redor, então eles se tornaram fatalistas e dominados, impotentes diante das suas mazelas.

Freire ‘escreveu sua obra mais famosa, Pedagogia do Oprimido, em 1972. Ele comparou a educação “bancária”, o processo de depositar fatos na mente dos alunos para que sejam “retirados” sob demanda, com um modelo de aprendizagem que as pessoas trazem seus próprios conhecimentos e experiências no processo de educação.

O ensino é normalmente realizado em pequenos grupos com interação viva e pode incluir não apenas a palavra escrita, mas a arte, a música e outras formas de expressão. Em termos leigos, Freire ensinou as pessoas a questionar as coisas e usar sua própria imaginação e experiências de vida como ferramentas de aprendizagem. Sua filosofia contrariava as táticas de opressão do governo brasileiro, e ele foi rotulado de traidor.

Uma das minhas citações favoritas da Pedagogia do Oprimido é: “Líderes que não agem dialogicamente, mas insistem em impor suas decisões, não organizam o povo – eles o manipulam. Eles não liberam, nem são liberados: eles oprimem. A opressão é um terreno fértil para a conformidade.” Paulo Freire ‘nos ensinou a pensar por nós mesmos e falar palavras que podem e vão mudar o mundo.

Séculos antes, o apóstolo Paulo expôs esta mesma filosofia: “Não se conforme … se transforme pela renovação de nossas mentes.” Romanos 12:2 Este é o tema do ano para as Igrejas da Comunidade Metropolitana no Brasil. Abandone a conformidade e abrace a transformidade. Não se conforme … se transforme!

Supere a opressão social e abrace a liberdade de aprender e crescer e se tornar agentes de mudança neste mundo!

Rev.Cristiano Valério

Coordenador Geral das Igrejas da Comunidade Metropolitana do Brasil

 

Reproduzir vídeo
Compartilhar
WhatsApp
Twittar
Email
0 Compart.