Compartilhar
WhatsApp
Twittar
Email
0 Compart.

CRUZ ICM - SIGNIFICADO DO SINAL

Cruz ICM – Sinal de um Cristianismo Progressista, Afirmativo e Plural

A Cruz ICM é uma adaptação da cruz celta. Um símbolo com origens anteriores ao cristianismo e ganha novos significados no início do cristianismo na Irlanda, Escócia e Inglaterra no século VI, hoje muito associada a fé protestante. *

Haste vertical: nossa relação com Deus.

Haste horizontal da Cruz: nossa relação com o próximo.

As linhas que se entrelaçam: Nossa fé risomática e uma espiritualidade centrada na criação.

O Círculo em volta da cruz simboliza a universalidade de Cristo, que não tem início nem fim, como proposto no livro de Apocalipse: “Eu Sou o Alpha e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o último” (Ap 22:13)

Com o circulo em volta da Cruz, formam-se quatro espaços que são os quatro evangelhos. Nós estamos reunidos em torno da Palavra.

Ao Centro está o Logo das Igrejas da Comunidade Metropolitana.

O logotipo oficial da Igrejas da Comunidade Metropolitana (ICM) deseja transmitir nosso compromisso espiritual cristão e nossa crescente missão global.

A chama…

O centro do logotipo do ICM é a “Chama Eterna”. A chama traz luz – um lembrete de que Jesus é a Luz do Mundo. Traz iluminação – um lembrete de nosso ministério espiritual. E a chama é um símbolo do Espírito Santo há muito reconhecido – a fonte de força da ICM.

A Bíblia é rica em imagens poderosas sobre a chama. Em Jeremias 20: 9, é um símbolo comovente da Palavra de Deus. Em Daniel 7: 9, representa o governo de Deus. Em Hebreus 1: 7, é uma imagem do ministério. Em Malaquias 3: 2, é uma imagem de Cristo. Em Êxodo 3: 2, a chama é uma representação da presença permanente de Deus. E em Atos 2: 3, um sinal da plenitude do Espírito de Deus.

O Globo…

Em torno da poderosa imagem da chama está uma representação visual do mundo. As linhas em expansão do elemento gráfico global representam o crescimento mundial da ICM e nossa presença internacional.

Assim como a chama, o mundo é uma poderosa imagem bíblica. João 3:16 nos diz que “Deus amou o mundo de tal maneira …” e Mateus 28: 19-20 nos ordena “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho.”

A chama e o globo juntos….

Ambos os elementos visuais – a chama e o mundo – encontram força combinada nas palavras de Jesus no Evangelho de João 9: 5, “Eu sou a luz do mundo”, e em João 3:19, Jesus é “a luz que veio ao mundo.”

As Igrejas da Comunidade Metropolitana do Brasil passaram a usar o “Sinal” a Cruz ICM em 2009. A principio uma Cruz com o Logo da ICM ao centro e com o tempo passou-se a usar o modelo atual. O Sinal é outorgado, em algumas comunidades, no rito de recebimento de novos membros, batismo, instalações e ordenações.

* No Brasil, igrejas como a Igreja Presbiteriana do Brasil, Igreja Anglicana Reformada, Igreja Presbiteriana Independente e Igreja Presbiteriana Unida utilizam a cruz celta. Essas duas últimas, por exemplo, a tem em suas logomarcas oficiais.

Compartilhar
WhatsApp
Twittar
Email
0 Compart.