Compartilhar
WhatsApp
Twittar
Email
0 Compart.

A Primeira Parada do Orgulho LGBT no mundo.

1st Annual Gay Pride March, 1970

A primeira Parada do Orgulho LGBT (originalmente Gay Pride Parade), foi organizada pelo Rev. Bob Humphries (fundador, United States Mission), Morris Kight (fundador, Gay Liberation Front) e Rev. Troy Perry (fundador da ICM – Igrejas da Comunidade Metropolitana – Metropolitan Community Church) e Christopher Street West Association, foi realizada em 28 de junho de 1970 em Los Angeles, EUA. O desfile começou na esquina da Hollywood Boulevard e McCadden Place em Hollywood e correu ao longo da Hollywood Boulevard na frente de cerca de 50.000 espectadores. A Parada de Los Angeles foi realizado simultaneamente com eventos em Nova York, Chicago e São Francisco para comemorar a Revolta de Stonewall em Nova York que ocorreu um ano antes. No entanto, ao contrário dos eventos em outras cidades que eram simplesmente marchas e comícios, o evento de Los Angeles era um desfile oficialmente permitido.

A permissão da Parada do Orgulho Gay de Los Angeles não foi fácil. Nenhuma cidade tinha, até então, visto milhares de pessoas LGBTQ desfilando abertamente e o chefe da polícia de Los Angeles, Edward Davis, não hesitou em lembrar aos organizadores que a homossexualidade ainda era ilegal na Califórnia. O Rev. Perry contou que Davis declarou a eles: “No que me diz respeito, conceder uma permissão a um grupo de homossexuais para desfilar no Hollywood Boulevard seria o mesmo que dar uma permissão a um grupo de ladrões e assaltantes”.

A Comissão de Polícia de Los Angeles, por sua vez, alegando temer contra-reações homofóbicas violentas, impôs exigências excessivas de permissão, como US$ 1,5 milhão em taxas. Os organizadores do desfile e a ACLU desafiaram a cidade no tribunal, levando sua luta até a Suprema Corte da Califórnia. O tribunal acabou ordenando que a cidade emitisse uma licença de desfile sem complementos discriminatórios. A Parada do Orgulho Gay de Los Angeles se tornou a primeira parada oficialmente permitida do mundo defendendo os direitos LGBTQ. O desfile foi transferido de Hollywood em Los Angeles para West Hollywood em 1979.

Rev. Troy Perry, é o único dos três organizadores da primeira Parada ainda vivo e ano passado recebeu uma homenagem no estádio Dodgers Los Angeles, por entre muitas outras ter sido o organizador da primeira Parada do Orgulho no mundo em 1970! 

Compartilhar
WhatsApp
Twittar
Email
0 Compart.