Compartilhar
WhatsApp
Twittar
Email
0 Compart.

O ministério Trans nas Igrejas da Comunidade Metropolitana:

A ICM é a pioneira no acolhimento e na promoção da dignidade humana de travestis, transexuais e homens trans.  Desde sua fundação em Los Angeles, em 1969, a comunidade T sempre encontrou em nossa comunidade, um lugar seguro de fé e de adoração. Entretanto, a ICM entende que não basta apenas acolher estas pessoas no rol de membras e membros. É preciso muito mais que acolher. É preciso acolher o protagonismo trans a partir das nossas comunidades, contemplando assim, a Radical afirmação das nossas identidades e das nossas sexualidades. Somos hoje, lideranças pastorais pelo mundo todo. Somos sementes Sylvia Rivera e Marsha P. Johnson, membras da ICM nos Estados Unidos e que abriram as portas do Movimento LGBTQIA+ com a Revolta de Stonewall. De lá para cá, muitas e muitos de nós vieram escrevendo um novo capítulo na história cristã a partir dos nossos corpos transgressores. Fé e transexualidade são elementos extrínsecos  e são inerentes ao ser humano.

No Brasil, temos a primeira Reverenda travesti da América Latina, ordenada clériga, Alexya Salvador, em 26 de janeiro de 2020. A Reverenda Alexya é Coordenadora Pedagógica na rede estadual de ensino. É Vice-presidente da ABRAFH – Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas. É pastora do grupo emergente da ICM na cidade de Mairiporã, grande São Paulo. É a primeira travesti a adotar no Brasil. Hoje, juntamente com seu esposo, são pais de três criança, sendo duas delas meninas trans. 

Hoje, a ICM conta com 3 pastoras trans leigas, que dão um verdadeiro testemunho de fé e de luta social. Pastora Paula Warmling, da ICM Paraná, que coordena a Casa de Missão Amor gratuito, acolhendo LGBTQIA+ expulsos de casa. Em Teresina, no Piauí, temos a Pastora auxiliar Maria Laura dos Reis, que além de pastorear a comunidade, é  secretária executiva da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Piauí e militante. Em São Paulo, temos a Pastora Ivana Warwick, profissional de TI – Tecnologia da Informação, militante dos direitos humanos e ativista social.

Logo teremos a instalação de mais uma Pastora leiga, a irmã Jacque Chanel, cabeleireira, articuladora e fundadora do ministério Séforas na cidade de São Paulo, que acolhe travestis e transexuais levando além da palavra de Deus, comida, água, roupa, assistência social.

Essa é a realidade das Igrejas da Comunidade Metropolitana. A comunidade trans e travesti, tem legitimada sua dignidade de filhas e filhos de Deus, a partir da experiência de transgressão da norma binária de gênero. Aqui, a transgeneridade e a travestilidade, são experiências legítimas de Deus que, em Jesus, também transgrediu a norma e veio habitar no meio de nós.

“E o Verbo se travestiu de humanidade e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”

Revda Alexya Alexya Salvador,

Grupo Emergente da ICM em Mairiporã-SP

Compartilhar
WhatsApp
Twittar
Email
0 Compart.