Compartilhar
WhatsApp
Twittar
Email
0 Compart.

Instituto Darlene Garner - Formação para Clérigas/os

O Escritório de Formação e Desenvolvimento de Liderança da Fraternidade Universal das Igrejas da Comunidade Metropolitana, em resposta às recomendações apresentadas pelo Comitê Ibero-Americano de Planejamento e Reflexão, estabeleceu o Instituto Darlene Garner para a Formação Latino Americana de Formação de Liderança (IDGFLA), ou Instituto Garner que no Brasil tem como Assessor Vocacional o Rev. Francisco Ferreira Júnior.

O Instituto Garner desenvolverá novas experiências que respondem aos desafios multifacetados enfrentados na formação de líderes para o trabalho pastoral e no desenvolvimento de congregações na América Latina. A abordagem proposta para o desenvolvimento da liderança se aplicaria igualmente às das Américas, Espanha, Portugal e outras partes do mundo. A dispersão geográfica, as variadas situações econômicas e os sistemas de discriminação contra as pessoas LGBT tornam imperativo que a denominação desenvolva sua própria estratégia de desenvolvimento de liderança. O Escritório de Formação e Desenvolvimento de Liderança precisa tomar as medidas necessárias para facilitar os processos que serão estudados, refletidos, dar poder e preparar líderes competentes; estes passos, tanto para o clero como para os leigos,

Em reconhecimento às diversas necessidades do trabalho pastoral e ativista no mundo de língua espanhola-portuguesa, o Instituto Garner tem os seguintes objetivos:

  1. Educação e formação de líderes leigos, pessoas que procuram se tornar pastores ordenados e clérigos ordenados de comunidades de língua espanhola-portuguesa através de um programa de certificação que tem o objetivo de unificar os critérios, missão e visão da ICM nos locais onde existe presença pastoral e ativista. A certificação é teórica e prática, integrada e participativa, pois precisamos dar a maior prioridade à formação adequada, que deve incluir o conhecimento e a experiência prática necessários para exercer uma liderança eficaz e, ao mesmo tempo, fundamentar-se em um compromisso sério.
  2. Investigação acadêmica que tem o objetivo de reunir acadêmicos profissionais de vários países, para que possam reunir seus conhecimentos, a fim de facilitar o desenvolvimento intelectual adequado às diferentes realidades e identificar os elementos que serão compartilhados em comum pelos estudantes e líderes.

Passo a passo da ordenação

Bem-vindo a uma visão geral do processo de se tornar clero nas Igrejas da Comunidade Metropolitana!

As etapas a seguir descrevem os vários requisitos para ordenação na ICM. Embora apresentadas aqui em uma ordem específica, essas etapas não são necessariamente sequenciais. Muitos desses requisitos podem ser atendidos simultaneamente.

Relacionamento com a ICM

Antes de investir tempo, energia e recursos necessários para ser ordenado na ICM, é essencial que o candidato entenda o chamado e o caráter exclusivos das Igrejas da Comunidade Metropolitana, incluindo nossa diversidade teológica e cultural.

A melhor maneira de obter esse conhecimento é fazer parte da comunidade e ministério de uma ICM local. Recomenda-se o envolvimento em uma ICM local antes que um endosso seja feito para participar do Retiro de Preparação para o Ministério Vocacional (REVM). Também reconhecemos que existem lugares no mundo em que não existe uma comunidade da ICM. Se isso for verdade no seu caso, trabalharemos com você para encontrar maneiras de se conectar à ICM de maneira substantiva.

O programa REVM (Retiro Vocacional para ingressar no ministério vocacional) é o primeiro passo oficial para a preparação para o ministério profissional na ICM. Esta oportunidade de retiro guiado pela REVM fornece o local para se encontrar com outras pessoas que sentem um chamado semelhante ao ministério vocacional. A REVM oferece uma explicação do processo de preparação para o ministério, uma visão geral das principais características de uma vocação ministerial na ICM, desenvolvimento de um Plano de Ação do Ministério (MAP) personalizado para a preparação do ministério e um tempo de conexão com os mentores e outras pessoas que serviram em funções ministeriais na ICM.

Testes psicológicos administrados por um centro especializado na avaliação de candidatos ministeriais e o apoio contínuo de pessoas envolvidas no ministério vocacional são necessários como parte de nosso processo. Essa é uma das fontes de informações levadas em consideração quando um MAP é criado. Consequentemente, é útil, mas não necessário, que este teste seja concluído antes do REVM. Aqueles que não concluírem isso até depois da REVM ainda poderão participar, mas não terão um MAP finalizado ou uma decisão oficial sobre o status de ingresso até que o relatório seja revisado.

Educação Teológica

Desejamos ter clérigos bem educados e treinados. O grau teológico para ordenação ou equivalente de uma escola de teologia credenciada (isto é, acreditado por uma agência que faz parte da LTS Conferência Mundial de Associações de Instituições Teológicas – www.wocati.org ) será geralmente exigido como nosso padrão educacional mínimo.

No entanto, entendemos que as pessoas vêm à ordenação da ICM a partir de muitos caminhos diferentes de preparação e experiência em ministérios. Em um esforço para afirmar essa diversidade, indivíduos sem um grau teológico terminal de uma escola credenciada podem solicitar que seu curso anterior de estudo e experiência sejam aceitos total ou parcialmente para alcançar a equivalência. O Escritório de Formação e Desenvolvimento de Liderança pode conceder a equivalência ou equivalência parcial com a necessidade de cursos adicionais. Essa decisão é mais frequentemente tomada no REVM em consulta com o corpo docente da REVM como parte dos requisitos do MAP.

Experiência de Ministério Supervisionado (Estágio da ICM)

Um componente crítico para a formação pastoral no contexto da ICM é uma experiência de ministério supervisionado, que busca desenvolver as características dos líderes espirituais profissionais na ICM. Durante esse período, seu supervisor trabalhará com você para desenvolver e implementar suas habilidades na prática do ministério pastoral e ajudá-lo em seu processo de reflexão teológica e pessoal sobre a prática do ministério. O supervisor será quem o endossará e escreverá uma avaliação narrativa final como parte do seu pedido de ordenação. Para o Clero ordenado em outra tradição, essa experiência de ministério supervisionado serve para fundamentar e aplicar conhecimentos e experiências pastorais anteriores ao contexto do ministério da ICM.

Nota: A ICM trabalhará criativamente com você nos detalhes específicos de sua experiência no ministério supervisionado. Reconhecemos que alguns estágios exigem prazos diferentes, subsídios para supervisão à distância e outras acomodações exclusivas devido às circunstâncias pessoais de um estagiário. Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas:

Rev. Francisco Alves Ferreira Júnior
Assessor Vocacional de Lideranças para o Brasil

[email protected]

(85) 98212-3075

 

Compartilhar
WhatsApp
Twittar
Email
0 Compart.