Compartilhar
WhatsApp
Twittar
Email
0 Compart.
EIG2021

1º Encontro Nacional da EIG – Evangélicas Pela Igualdade de Gênero.

Mulheres evangélicas vindas de todas as regiões do Brasil, reuniram-se num ato histórico para institucionalização da EIG. O encontrou começou no sábado, dia 11, com  uma acolhida, roda de conversa e passeio pelo centro de São Paulo. No domingo, dia 12, pela manhã,  a EIG se reuniu na Comunidade Evangélica da Zona Leste, CCZL, igreja pastoreada pelo Pastor Daniel Santos.

  O culto foi aberto à comunidade e as mulheres, das mais diversas tradições cristã, conduziram a liturgia. A Reverenda Alexya Salvador, do grupo de implantação da Igreja da Comunidade em Mairiporã, foi a convidada para realizar a pregação.  O tema da liturgia foi a conclusão do estudo das mulheres no evangelho Marcos, estudo esse que aconteceu durante o ano todo de maneira virtual, devido a pandemia da Covid-19. Na homilia, a Reverenda Alexya tendo como  texto base o evangelho de MC 15,40-16,8, mulheres que seguiram e serviam a Jesus ate o fim, falou sobre o silenciamento e apagamento histórico das mulheres nos evangelhos. Para ela, o patriarcado  e o machismo são elementos que ainda impedem a ascensão das mulheres em cargos ordenados, principalmente em igrejas históricas. 

 A tarde, depois de um almoço comunitário, as mulheres  EIG iniciaram a plenária, onde foi lido a  proposta do estatuto. As demais mulheres  de todo o Brasil que não puderam estar presentes, acompanharam  e  votaram através da plenária virtual.  Depois da leitura, foram votados os cargos  para oficializar a EIG como uma associação.  Foi um encontro histórico! A Reverenda Alexya Salvador é uma clériga travesti que tem encontrado nos movimentos de mulheres evangélicas seu lugar fala. Na plenária, foi escolhida também para compor o conselho de ética da EIG, tornando-se também uma membra fundadora. 

Este 1º encontro nacional da EIG é  é fruto de um encontro que aconteceu em maio de 2015, no bairro Ipiranga, em São Paulo. Lá, Reuniram-se lideranças  pentecostais latino-americanos, pastoras e pastores  de diferentes igrejas, assim como pentecostais brasileiras, jovens, mulheres e pesquisadoras e pesquisadores  do pentecostalismo na América Latina. O  encontro foi promovido pelo Fórum Pentecostal Latino-americano e Caribenho (FPLC) sob patrocínio do Fórum Cristão Mundial e de igrejas pentecostais brasileiras. Reuniram-se sob o tema “Pentecostalismos e Unidade Cristã: desafios institucionais, teológicos e sociais”.

Sobre os desafios apresentados no Fórum Pentecostal como um todo, a EIG tem resignificado cada um deles e atuado firmemente em seus propósitos gerais tais como:

  1. Lutar contra a tendência de autopreservação das Instituições religiosas, nesse sentido a EIG acredita e atua no diálogo ecumênico inter-religioso;
  2. Repensar as relações de poder, as estruturas eclesiásticas hierárquicas e avançar para uma maior participação da igreja na tomada de decisões, nesse aspecto, a EIG propaga e atua em prol da igualdade de gênero para fortalecimento do sistema democrático e de Direitos Humanos na igreja e na sociedade;
  3. Refletir sobre questões de nosso tempo, como as questões de gênero-classe-relações étnico-raciais; A EIG reconhece e atua na perspectiva histórica da colonização exploratória-escravocrata-cristã, que marca a história do Brasil, das brasileiras, brasileiros e brasileires de toda a América Latina e Caribe, portanto em todas as suas ações considera os marcadores sociais de classe, raça/etnia e gênero em suas análises e ações;
  4. A EIG continua acreditando na importância do investimento em conhecimento; na formação continuada das mulheres para e com ativismo político e de fé, seja no âmbito digital e também presencial,a fim de que mais mulheres possam acessar novas construções socioculturais sob novas bases.
RevdaAlexyaEIG
Compartilhar
WhatsApp
Twittar
Email
0 Compart.